
Transferir um site WordPress é relativamente fácil. No entanto, isso pode levar tempo, dependendo do número de arquivos e do tamanho do banco de dados. Para sites excepcionalmente grandes, a transferência de arquivos pode levar de alguns minutos a mais de uma hora. Obviamente, isso depende da velocidade da sua conexão com a Internet.
Hoje, vou mostrar como transferir o WordPress para um novo host. Não requer muito conhecimento de programação, mas você precisará fazer alguns pequenos ajustes. Vou falar sobre isso daqui a pouco.
Criando uma cópia de backup do seu site
Sempre que você fizer grandes alterações em seu site, é sempre melhor criar um backup. Dessa forma, você tem um método de recuperação caso algo dê errado. O método que estou compartilhando para migrar o WordPress de um host para outro cria esse arquivo.
Você tem algumas opções disponíveis para criar uma cópia de backup do site. Você pode usar programas FTP como o FileZilla ou o Gerenciador de arquivos no cPanel. O FileZilla é uma ferramenta útil, especialmente quando se trata de solução de problemas.
Neste tutorial, mostrarei como usar o Gerenciador de Arquivos do cPanel para mover o site. Se você não tem acesso ao cPanel, sugiro usar o FileZilla.
Acesse o painel do cPanel. No cPanel, clique na ferramenta "Gerenciador de arquivos" na seção Arquivos. Pode ser um dos primeiros elementos que você vê no cPanel.
Acesse seu site WordPress. Isso geralmente é feito quando você clica no diretório "public_html". No entanto, pode ser necessário selecionar a pasta correta se você usar um subdomínio ou outra pasta. Neste tutorial, vou assumir que você está movendo seu site principal no diretório public_html.
Clique na função "Selecionar tudo" na barra de ferramentas.
Clique na função "Compactar" no canto superior direito. Essencialmente, você está criando uma cópia de backup ZIP de todo o site usando o Gerenciador de Arquivos.
Quando a janela de compactação for aberta, clique na opção "Zip Archive" na parte superior.
Role para baixo até a parte inferior da janela Compactar. Altere o nome do arquivo Zip para "wordpressbackup". Esse será o arquivo que você precisará para mover seu site.
Clique no botão "Compactar arquivo (s)" para criar o arquivo Zip.
Após alguns instantes, você verá uma tela de resultados exibindo quais arquivos e pastas foram compactados. Clique no botão "Fechar" para sair do compressor.
Selecione o arquivo wordpressbackup.zip e clique em "download". Salve este arquivo em algum lugar em que possa encontrá-lo facilmente. Normalmente armazeno os arquivos necessários na área de trabalho. Isso facilita a localização da hora de usá-los.
Se o seu site for excepcionalmente grande, pode demorar um pouco para concluir a transferência do arquivo para o seu computador.
Exportando o banco de dados
Agora que você tem os arquivos do site salvos no seu computador, é hora de pegar o banco de dados.
No cPanel, clique em "phpMyAdmin" localizado na seção Bancos de dados.
Encontre o banco de dados desejado no painel esquerdo e clique nele. Se você tiver apenas um site, ele deve ser o único disponível. No entanto, é bastante comum que alguns proprietários de sites tenham vários bancos de dados para vários domínios.
Se você não conhece seu banco de dados, pode encontrá-lo no arquivo wp-config.php do seu site. Você pode usar o Gerenciador de arquivos para editar o arquivo e encontrar o banco de dados.
Depois de acessar o banco de dados desejado no phpMyAdmin, clique na opção "Exportar" na barra de ferramentas.
Deixe as opções padrão como estão e clique no botão “Ir” para começar a exportar o banco de dados.
Salve o arquivo em um local fácil de acessar. Mais uma vez, sugiro colocá-lo na área de trabalho.
Criar banco de dados no novo host
Depois de salvar o arquivo SQL no seu computador, você precisará criar um banco de dados no novo servidor de site.
Inicie o "MySQL Database Wizard" a partir do novo host.
Siga as instruções para criar um novo banco de dados para o seu site. Anote o nome do banco de dados, o nome de usuário e a senha que você usará. Isso é extremamente importante, pois você não poderá acessar o conteúdo do seu site sem ele.
Quando estiver pronto, clique no botão "Criar usuário" para continuar.
Na próxima tela, marque a caixa "Todos os privilégios". Esse é o ponto de acesso do WordPress em si e precisa da capacidade de acessar tudo o que estiver relacionado ao banco de dados.
Role até a parte inferior da página e clique em "Próxima etapa" quando estiver pronto para criar o banco de dados.
Em seguida, você acessará seu banco de dados através do phpMyAdmin, como fez anteriormente. Depois de clicar no novo banco de dados, clique na opção "Importar" acima.
Escolha o arquivo SQL que você baixou um momento atrás. Este não é o arquivo Zip do seu site. É o arquivo com uma extensão .sql .
Clique no botão "Ir" quando estiver pronto para enviar seu banco de dados.
Upload dos arquivos do seu site
Agora, você precisará fazer o upload dos arquivos do site. Se você estiver usando FTP, poderá conectar-se ao novo servidor e enviá-lo. Se você está acompanhando comigo no cPanel, aqui está como você faz isso.
Acesse o diretório do seu site clicando em "public_html" como você fez antes. Desta vez, seu diretório estará vazio, exceto, talvez, por uma pasta cgi-bin. Clique na opção "Upload" na barra de ferramentas.
Selecione o arquivo wordpressbackup.zip que você criou no seu site. O Gerenciador de Arquivos começará a enviá-lo imediatamente para o seu novo servidor web.
Volte ao diretório do seu site e verá o arquivo .zip carregado. Selecione o arquivo e clique em "Extrair".
Quando a janela Extrair aparecer, verifique se você tem a pasta correta no campo de texto. Desde que você tenha carregado o arquivo .zip no diretório do novo site, isso deve estar correto por padrão.
Clique no botão “Extrair arquivo (s)” para descompactar seu site.
Depois que os arquivos foram extraídos, talvez você precise atualizar sua exibição no Gerenciador de Arquivos. Você pode fazer isso deixando o diretório do site e depois voltando ao mesmo.
Editando o arquivo wp-config.php
Antes de acessar o site, há mais uma coisa que você precisa fazer. Lembra quando eu disse para anotar o novo nome, usuário e senha do banco de dados? Agora você precisará colocar essas informações no arquivo wp-config.php do seu site.
Selecione o arquivo wp-config.php e clique em "Editar".
No arquivo, você substituirá as informações antigas do banco de dados pelo novo nome, usuário e senha que você criou alguns momentos atrás.
Depois de inserir suas novas credenciais para o banco de dados, clique no botão "Salvar alterações" no canto superior direito.
Agora você pode acessar seu site usando o endereço http://www.ggexample.com/wp-admin.php (substitua "ggexample.com" pelo seu domínio).
Verifique seus arquivos
Antes de desativar sua conta de hospedagem antiga, verifique se os arquivos e as informações do site foram copiados completamente. É melhor prevenir do que remediar, e muitos hosts excluem completamente os dados quando uma conta é fechada.
Dê uma olhada no seu:
- Postagens
- Páginas
- Arquivos de Mídia
- Plugins
- Temas
Pode ser uma boa ideia comparar seu novo site com o antigo, para garantir que tudo seja copiado corretamente.
Mantenha backups regulares
É sempre uma boa ideia manter backups regulares do seu site, mesmo que você não planeje se mudar. É uma boa maneira de garantir que você não perca os dados do seu site em caso de desastre. Sempre tome cuidado, pois economizará tempo e, possivelmente, dinheiro a longo prazo.
Quantas vezes você mudou sites de um host para outro no passado? Você acha mais fácil usar programas FTP como o FileZilla ou ferramentas integradas como o Gerenciador de Arquivos?
O post Como Transferir um Blog WordPress para um Novo Host da Web apareceu pela primeira vez no GreenGeeks .