Como instalar o WordPress usando o Softaculous

22 jun

Softaculous é um instalador de aplicativos que automatiza a configuração de vários sistemas de gerenciamento. Nesse caso, ele instalará o WordPress e seu banco de dados após apenas algumas informações suas. É uma maneira rápida e fácil de configurar um site sem precisar aprender uma única linha de código.

No tutorial de hoje, vou mostrar como instalar o WordPress com Softaculous. Em poucos momentos, você pode começar a promover seu site e começar a criar algo espetacular.

O que é o WordPress?

O WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular da Internet. É uma plataforma que permite a qualquer pessoa, independentemente do nível de habilidade, criar sites incríveis sem saber como programar em HTML ou PHP.

Desde os temas que você escolhe até os plug-ins que você instala, é um sistema fácil se você quer um site pronto e pronto em questão de minutos.

Etapa 1: abrir o instalador de aplicativos da Softaculous

Quando você possui uma conta de hospedagem GreenGeeks , terá acesso ao cPanel. Este é um painel administrativo versátil que oferece controle sobre muitos aspectos do seu site.

No cPanel, role até o Softaculous Apps Installer e clique em “WordPress”.

Softaculous WordPress

Etapa 2: instalar o WordPress

Na janela de script Softaculous, clique no botão “Instalar agora” na descrição. O software Softaculous normalmente terá a versão mais recente do WordPress disponível. Se você deseja instalar uma versão mais antiga, pode ser necessário manualmente .

instale agora

Na próxima tela, você precisará inserir todas as configurações do seu site. Deixe-me dividi-los um pouco para você:

  • Configuração do software
    Nesta seção, você escolherá se seu site usa protocolos SSL ou não. Isso é feito selecionando a versão “http:” que você deseja usar nas opções suspensas. Você também escolherá seu domínio. Se você tiver apenas um nome de domínio, ele será exibido automaticamente. Caso contrário, você precisará selecioná-lo na lista.
  • Configurações do site
    Esta é a informação básica do seu site. Você colocará o nome do seu site e uma breve descrição. Isso será usado pela maioria dos temas e pelo sistema WordPress para fins de identificação. Também desempenhará um papel na otimização de mecanismos de pesquisa, portanto, verifique se as informações são algo que você deseja que seja visto em sites como o Google.
  • Conta de administrador
    Digite o nome de usuário e a senha do administrador que você deseja usar para fazer login no WordPress. Sugiro nunca usar o nome “admin” como o nome de usuário do administrador. É a primeira coisa que bots e hackers tentam ao tentar acessar seu site. Faça algo completamente exclusivo para você.
  • Endereço de e-mail do administrador
    Este endereço é usado apenas pelo próprio WordPress e não está disponível publicamente. Os plug-ins que você instalar também podem usar esse endereço para enviar mensagens ou atualizações. Também pode ser usado para recuperação de senha, caso você esqueça ou perca suas credenciais de login.
  • Escolha o seu idioma
    Isso é definido como inglês por padrão. No entanto, você tem a opção de usar vários tipos de idioma diferentes para o WordPress. Escolha aquele que é ideal para você e seu site.
  • Selecionar plugins
    Softaculous geralmente vem com alguns plugins disponíveis, caso você escolha. O GreenGeeks exibe “Loginizer” e “WPForms Lite”. Esses dois plug-ins são muito úteis para quem deseja proteger a tela de login e criar formulários como o que você usaria para informações de contato. Clique nas caixas de seleção para ativar ou desativar esses plug-ins opcionais.
  • Opções avançadas
    As opções avançadas são para aqueles que têm uma compreensão firme de bancos de dados, atualizações e controle de backup. Você pode personalizar esses elementos, se desejar, mas eu sugiro que novos usuários deixem essas configurações.
  • Selecionar Tema
    O WordPress vem com alguns temas prontamente disponíveis. Esses arquivos determinam como o site é exibido. No Softaculous, você pode escolher entre uma grande variedade de layouts. Basta clicar no que você deseja instalar com o WordPress e o Softaculous fará o resto. Observe que você pode alterar os temas a qualquer momento e quantas vezes quiser.

NOTA: Na parte inferior da tela, abaixo do botão “Instalar”, você pode atribuir um endereço de e-mail para enviar os detalhes da instalação. Pode ser útil ter um registro do processo. No entanto, isso é completamente opcional.

Quando terminar de ajustar o WordPress, clique no botão “Instalar” na parte inferior central da tela.

Instale o WordPress

O Softaculous analisará suas informações e configurações enquanto instala o WordPress CMS no seu site.

Instalação do WordPress

Após a conclusão da instalação, o Softaculous fornecerá alguns links. Um é o URL do seu novo site, enquanto o outro é o endereço do administrador. Clique no link ao lado de “URL administrativo” para visitar a tela de login e acessar seu site.

URL do administrador

Marque este URL como favorito para que você possa encontrá-lo mais facilmente posteriormente.

Etapa 3: instale seus plugins

Uma das partes mais incríveis do WordPress é como você tem acesso a mais de 45.000 plugins. Esses pequenos aplicativos estão disponíveis para ajudar a criar praticamente qualquer tipo de site que você possa imaginar. Depois de instalar um plug-in , o site do WordPress tem mais funcionalidades.

Antes de começar a criar o conteúdo, existem alguns plug-ins que eu sugiro instalar primeiro.

Mochila a jato

Mochila a jato

O Jetpack é um plugin que vem com uma variedade de módulos. Esses módulos são como pequenos plugins, e muitos deles são muito benéficos. Por exemplo, a principal razão pela qual eu uso o Jetpack é por causa da Revisão e Publicação. O próprio módulo de revisão vale a instalação, pois procura erros de ortografia e erros gramaticais.

Yoast SEO

Yoast SEO

O Yoast SEO é uma ótima ferramenta para aumentar a otimização de mecanismos de pesquisa. Além de ajudar seu conteúdo em sites como o Google, ele também oferece sugestões sobre como criar um conteúdo melhor. O Yoast SEO vem com suas próprias ferramentas de edição, controle de metadados e muito mais para melhorar a aparência do site nos resultados de pesquisa.

Segurança do Wordfence

Segurança do Wordfence

Antes de começar a criar seu site, é uma boa idéia ter alguma forma de segurança em vigor. O Wordfence Security é uma dessas ferramentas que ajuda a manter seu site protegido contra códigos maliciosos e hackers. É um dos plugins mais usados para WordPress e é gratuito. Desde a digitalização de arquivos até os recursos de bloqueio, você pode ficar tranquilo sabendo que seu site está protegido.

TinyMCE Advanced

TinyMCE Advanced

O TinyMCE Advanced adiciona uma nova camada ao editor do WordPress para aqueles que desejam mais controle sobre a formatação de texto. O editor incorporado no WordPress é bom, mas esse plug-in estende o que você pode fazer. O TinyMCE Advanced transforma essencialmente o editor visual do WordPress em um sistema semelhante à maioria dos processadores de texto. Ele usa uma interface de arrastar e soltar para que você possa adicionar ou remover facilmente ferramentas de edição.

Cache Total W3

Cache Total W3

A velocidade é uma parte importante do bom desempenho dos mecanismos de pesquisa e de seus visitantes. O W3 Total Cache ajuda o cache de elementos comuns do seu site para acesso rápido e fácil. Isso significa que há menos tempo gasto no download dos vários elementos do seu site. Seus visitantes terão uma experiência melhor e os mecanismos classificarão seu site com uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.

Muitos plugins para escolher

A lista acima é apenas uma pequena amostra do que está disponível no WordPress. Estes são apenas os princípios básicos, pois você precisará gastar tempo procurando plug-ins que acentuarão seu próprio conteúdo. Por exemplo, blogueiros de saúde podem encontrar facilmente exibições de informações nutricionais para adicionar a um post parecido com o de um pacote de comida.

A parte mais difícil é decidir quais plug-ins usar, pois muitos terão concorrência.

Instalar o WordPress usando Softaculous é apenas o começo

Depois de instalar o WordPress, é hora de começar a criar conteúdo e criar um site atraente que as pessoas vão adorar. Se você deseja iniciar um blog para ganhar dinheiro ou planejar vender produtos de uma loja online, o WordPress é uma plataforma forte para usar. Faça sua criatividade fluir e crie a próxima maior mania online.

Que tipo de site você planeja criar? Que tipo de plugins você prefere ao configurar seu site pela primeira vez?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *