Como instalar o WordPress manualmente

22 jun

Geralmente, existem duas maneiras de instalar o WordPress no seu servidor de hospedagem; manualmente ou com a ajuda do software. A maneira mais fácil é através do uso de plataformas como Softaculous .

No entanto, alguns preferem instalar o WordPress manualmente. Você pode usar esse método para criar um site para todos verem na Internet ou criar uma área de preparação para o desenvolvimento. De qualquer forma, a instalação manual do WordPress não é tão difícil quanto muitos podem pensar.

Neste tutorial, estou demonstrando uma instalação manual do WordPress. Leva apenas alguns momentos e não requer muito conhecimento de programação.

Eu vou assumir que você tem a conta de hospedagem adequada e está pronto para começar a criar o site hoje.

Etapa 1: Faça o download do WordPress

Visite o site do WordPress e baixe a versão mais recente. Para este tutorial, você não deseja o arquivo .tar.gz. Vamos usar apenas o download .zip.

Baixar WordPress

Salve o arquivo em um local no seu computador. Sugiro salvá-lo na área de trabalho, pois facilita a localização do arquivo quando você estiver pronto para usá-lo em sua plataforma de hospedagem.

Etapa 2: Upload do WordPress

Depois que o WordPress terminar de baixar o arquivo zip no seu computador, você precisará fazer o upload dos arquivos na sua conta de hospedagem, ou seja, na sua pasta public_html.

Alguns de vocês podem ter mais de um domínio vinculado à sua conta de hospedagem. Se for esse o caso, certifique-se de carregar o arquivo no diretório correto.

Existem duas maneiras de fazer upload dos arquivos para hospedagem no WordPress:

  • Usando um cliente FTP como o Filezilla
  • Usando o Gerenciador de arquivos no cPanel

Qualquer um desses sistemas funcionará da mesma maneira para carregar o arquivo .zip. Prefiro usar o cPanel simplesmente porque não requer a instalação de um programa para usá-lo. No entanto, o uso do FileZilla tem suas vantagens, como oferecer um programa que pode ajudar a fazer backups locais do seu site.

Usando cliente FTP

O File Transfer Protocol, ou FTP, é uma ferramenta útil quando você deseja explorar um site. Para usar o FileZilla ou outro programa de FTP, você precisará descompactar o arquivo zip no seu computador. Em seguida, você fará o upload de todos os arquivos no diretório correto da sua conta de hospedagem.

FileZilla

O processo geral do FTP para configurar o WordPress é um pouco mais demorado do que usar o Gerenciador de Arquivos do cPanel. Mas se você está procurando colocar um pouco de trabalho extra para o desenvolvimento de programação ou precisa criar uma cópia do seu site, programas como o FileZilla são ideais.

Usando o Gerenciador de Arquivos

O File Manager é construído com uma ampla gama de ferramentas. Uma das razões pelas quais prefiro esse método aos aplicativos FTP é porque ele é acessível a partir de praticamente qualquer navegador da web.

No cPanel, clique no Gerenciador de arquivos.

Gerenciador de arquivos

Acesse o diretório que você deseja usar clicando em “public_html”.

Diretório de acesso

Quando estiver no diretório correto, clique na opção “Upload” na barra de ferramentas.

Carregar WordPress

Você clicará em “Selecionar arquivo” e fará o upload do .zip baixado do WordPress.org. Quando o upload estiver concluído, clique no link “Voltar para …” na parte inferior.

Voltar para casa

Selecione o arquivo WordPress e clique em “Extrair” na barra de ferramentas. Você pode selecionar o arquivo clicando nele uma vez com o mouse.

Extrair

Uma nova janela aparecerá perguntando para onde você deseja extrair os arquivos. Nesse caso, você deixará o diretório padrão que é mostrado. Clique no botão “Extrair arquivo (s)” para descompactar o arquivo .zip.

Extrair arquivos

Devido à forma como o arquivo .zip é configurado, você verá uma pasta “WordPress” em seu diretório. Vamos mover o conteúdo desta pasta para que possamos continuar a instalação corretamente.

Se você não mover os arquivos, seu site estará localizado em ” http://www.ggexample.com/wordpress ” (substitua “ggexample.com” pelo seu domínio). Dessa forma, não é muito atraente e pode ser confuso para alguns visitantes.

Clique no diretório “WordPress” para mostrar seus arquivos. Você pode usar o clique duplo para fazer isso.

WordPress

Selecione todos os arquivos e pastas e clique em “Mover”. Se você possui um PC, pode clicar na pasta superior e pressionar CTRL enquanto clica no último arquivo. Usuários de Mac podem usar a tecla Command.

Mover arquivos

Uma nova janela aparecerá para mover todos os arquivos e pastas. Remova a parte “wordpress” do diretório. Será no final do caminho. Se você tiver apenas um nome de domínio, o caminho do arquivo será semelhante a ” / public_html / .”

Remover WordPress

Clique no botão “Mover arquivo (s)” quando estiver pronto.

Movendo arquivos

Quando os arquivos forem movidos, clique no botão “Subir um nível” para retornar ao diretório do seu site.

Diretório de sites

Configurando o banco de dados

Antes de começar com a instalação real, você precisará criar um banco de dados na sua conta de hospedagem. Isso permitirá que o WordPress salve os dados necessários para o funcionamento do site.

No painel do cPanel, clique na ferramenta “MySQL Database Wizard”.

Assistente de banco de dados MySQL

Dê um nome ao seu banco de dados e clique em “Próximo passo”. Mantenha algo simples e fácil de identificar. Por exemplo, vou usar “wp007”.

Próxima Etapa

Atribua um nome de usuário e senha. Será assim que seu site WordPress se conectará ao banco de dados. Evite coisas como “admin” ao criar um nome de usuário. Neste tutorial, vou chamá-lo de “conector” e usar o Gerador de senhas.

Tome nota do:

  • Nome do banco de dados
  • Nome do usuário
  • Senha

Você precisará dessas informações na próxima etapa.

Quando terminar de configurar as informações, clique no botão “Criar usuário”.

Criar usuário

Na próxima tela, você atribuirá privilégios a esta conta. Como esse é o principal ponto de acesso do WordPress, ele precisa ter tudo. Clique na caixa de seleção “Todos os privilégios”.

Todos os privilégios

Role até a parte inferior e clique em “Próximo passo”.

Próxima Etapa

Seu banco de dados está pronto para o WordPress usá-lo. Certifique-se de copiar o nome, o usuário e a senha do banco de dados corretamente.

Etapa 4: instalando o WordPress

Em seguida, configuraremos seu blog. Para fazer isso, acesse http://www.ggexample.com/wp-admin/install.php . Se o seu blog estiver em um subdiretório, acesse http://www.ggexample.com/subdirectory/wp-admin/install.php .

A primeira tela é uma janela de seleção de idioma. Escolha o idioma principal e clique em “Continuar”. O inglês já pode estar selecionado por padrão, dependendo da versão do WordPress que você baixou do site do desenvolvedor.

Escolha o seu idioma

A próxima tela mostra os elementos que você precisa conhecer antes de instalar o WordPress. Esta é a mesma informação que eu lhe disse para tomar nota anteriormente. Clique no botão “Vamos lá!”, No canto inferior esquerdo.

Vamos

Insira o nome do banco de dados, nome de usuário e senha. Deixe o “Host do banco de dados” como host local . Isso funcionará com a maioria dos hosts da web, incluindo o GreenGeeks. Se “localhost” não funcionar para você, você precisará obter as informações do seu provedor de hospedagem ou suporte ao cliente.

Deixe o “Prefixo da tabela” intocado também, a menos que você planeje executar várias instalações do WordPress em um único banco de dados.

Leve em consideração o prefixo do nome e nome de usuário do seu banco de dados. Normalmente, isso começará com o nome da conta principal. Será algo como ” accountname_ ” completo com o sublinhado. Isso fica visível quando você está configurando o banco de dados.

Clique em “Enviar” depois de inserir as informações.

Enviar

Na próxima tela, clique no botão “Executar a instalação” para continuar.

Executar instalação

Você precisará inserir algumas informações de administrador. Digite o título do seu site, o nome de usuário do administrador, a senha e o seu endereço de e-mail. É melhor você não usar “admin” para a conta de administrador. É uma das primeiras coisas que os bots e hackers tentam ao obter acesso a qualquer site.

Anote seu nome de usuário e senha. Você precisará deles para fazer login no Painel do WordPress para gerenciar seu site.

Depois de inserir suas informações, clique no botão “Instalar WordPress” no canto inferior esquerdo.

Instale o WordPress

Parabéns, você configurou seu site. Tudo o que você precisa fazer agora é clicar no botão “Login” e começar a criar conteúdo.

Conecte-se

Personalize seu site

O WordPress tem muita flexibilidade quando se trata de personalização. Por exemplo, você terá acesso a mais de 45.000 plugins para ajudá-lo a criar o site perfeito para suas necessidades. Gaste um pouco de tempo aprendendo o sistema e o que ele pode fazer por você. Em pouco tempo, você pode criar algo único e surpreendente sem aprender uma única linha de código.

Que tipo de acréscimo você gostaria de ver em seu site? Qual tem sido sua experiência no uso de sistemas de gerenciamento de conteúdo como o WordPress?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *