SEO para dispositivos móveis, quais são os fatores importantes?

17 dez

Depois de relatarmos a você há algum tempo atrás sobre Mobile First Indexing, hoje gostaríamos de lhe apresentar algumas coisas que você deve considerar ao otimizar o seu SEO móvel.

Você já sabe (ou deveria saber) que o Google tornou-o oficial em março de 2018, e desde então começou a enviar mensagens para o console de pesquisa de todos os sites, indicando gradualmente que a partir de agora eles irão usar a versão móvel do seu site para indexação e ranking posterior.

Mensagem no Search Console
Mensagem no Search Console

Portanto, vemos que não é estúpido ter um website optimizado para estes dispositivos se quisermos continuar a aparecer nos resultados de pesquisa acima dos nossos concorrentes.

Peculiaridades do SEO para desktop e SEO para dispositivos móveis

Embora seja verdade que aspectos básicos de SEO, como otimização de tags html, boa pesquisa de palavras-chave para otimização de conteúdo, boa arquitetura de URL ou criação de links, ainda são os mesmos da versão desktop, há certas coisas que temos que levar em conta para otimizar nosso site móvel:

  • Velocidade de carregamento do site: no desktop também é importante, sim, mas na versão móvel muito mais. Por quê? basicamente porque, a menos que o usuário se conecte via Wi-Fi, as conexões móveis são muito mais lentas do que as conexões de computador. Pense que um usuário pode tentar entrar no seu site a partir do metrô, do trem, nem sempre o sinal é tão bom nesses lugares, por isso é necessário ter um site que carrega muito rapidamente se não queremos ver afetada a experiência do usuário em nosso site e com isso nossas conversões.
  • SEO local: na otimização de SEO móvel, o SEO local é extremamente importante. A maioria de nós tem o nosso GPS ligado durante todo o dia e quando fazemos uma pesquisa no Google com a intenção de lhe mostrar resultados locais, o Google faz isso. Se você não otimizou sua ficha do Google My Business, não implementou dados estruturados corretamente e, em resumo, não tem um bom SEO local, você provavelmente não aparecerá nesses resultados para regiões específicas.
  • Ajuste os títulos e descrições da sua web: Certifique-se de que os títulos e as descrições dos seus URLs que aparecem nos resultados da pesquisa não são recortados ou mostram símbolos estranhos. Lembre-se de que a tela do seu PC não é do mesmo tamanho da tela do seu telefone celular.
  • Evite os pop-ups: em geral, estes anúncios interlineares não gostam do Google. No dispositivo móvel, isto faz sentido porque muitos deles dificultam a navegação dos usuários, dificultando o seu fechamento ou evasão, e fazem com que eles acabem por decidir mudar para outro site.

Como deixar minha web otimizada para os dispositivos móveis como celular e tablets

Bem, uma vez que você aprendeu as diferenças na versão para computador, o conselho acima é um bom ponto de partida para personalizar o seu site para o seu celular.

Se você quiser ter uma imagem oficial de como o seu site está atualmente adaptado para telefones celulares, você precisa usar a ferramenta Google: Google Mobile Friendly Test. Esta ferramenta diz-nos se o nosso website está optimizado para celulares e tablets, assim como os aspectos que precisam de ser ajustados para melhorar tanto a optimização como a experiência do usuário em navegar na rede móvel.

O teste precisa ser tão bom quanto isto…

Google mobile friendly test
Aprovado no teste

Mas não devemos ficar com apenas esse resultado. Precisamos de explorar outros resultados e recursos adicionais para uma optimização adequada do nosso site, o que nos dá como “Problemas que ocorreram durante o carregamento do site”, “Relatório de usabilidade do site móvel aberto”, etc.

ou um tão ruim… :

google mobile test reprovado
Reprovado, página não otimizada para dispositivos móveis…

Neste caso nos indica as razões pelas quais o nosso website não passou no teste de optimização e adaptabilidade para telemóveis. Aqui estão alguns dos erros que podem ocorrer…

Possiveis problemas otimização móvel

O Google nos fornece uma lista completa de erros que podem aparecer ao executar o teste de otimização para celular e como resolver cada um deles neste link: https://support.google.com/webmasters/answer/6352293.

Dicas crucial para otimização móvel

Não existe nada de especial, apenas siga estritamente as recomendações do Google apresentadas neste artigo, tendo sempre em conta o que a experiência do usuário exige e adaptando o website e o SEO neste sentido.

Se você acha que tudo isso é muito complicado para aplicar ao seu projeto, não se preocupe, nós da agência CLD Mídia Digital podemos ajudar! Entre em contato enviando um e-mail através do nosso formulário na página de contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *