Rich Snippets: o que são e como melhoram o SEO

4 jul

Rich snippets são fragmentos de código HTML que são inseridos na Web e ajudam os mecanismos de pesquisa a entender, estruturar e categorizar melhor as informações e, portanto, mostram resultados de pesquisa muito mais enriquecidos para o usuário. Eles são super importantes para o posicionamento de SEO . Deseja mais informações? No BigSEO , compartilharemos isso com você!

O que são trechos ricos ou fragmentos enriquecidos?

Há alguns anos, o Google começou a entender mais tipos de fragmentos enriquecidos e seu uso espalhado pela Internet. Na imagem a seguir, podemos ver um exemplo de Rich Snippets em um resultado de pesquisa do Google:

quais são os rich snippets

Neste exemplo da pesquisa Nike Air Max 270, podemos observar o uso dos fragmentos enriquecidos, neste caso as estrelas de classificação. Com eles, você pode chamar a atenção dos usuários.

Como eles melhoram o SEO?

Rich snippets tornaram-se outro fator do SEO On Page a ser levado em consideração se queremos obter um maior impacto visual do que a concorrência nos resultados de pesquisa. E é que, observando a imagem anterior, podemos perceber como esse resultado em relação a outro que não possui essas estrelas terá, na maioria dos casos, muito mais chances de receber cliques, além da posição em que está localizado. Isso se traduz em uma CTR (taxa de cliques) mais alta em relação à concorrência , algo que o Google valoriza muito positivamente e que o ajudará a aumentar as posições nos resultados da pesquisa sem dúvida.

Além do impacto visual desses fragmentos enriquecidos, o uso deles ajuda o Google a interpretar corretamente todo o conteúdo do seu site e pode colocar seu resultado de pesquisa acima dos resultados orgânicos , conhecido como « Classificação zero »ou« Posição zero «.

fragmentos enriquecidos

Como você pode deduzir, depois de ver este resultado da pesquisa, é muito importante que esses rich snippets sejam bem implementados em sua web para aproveitar essa vantagem competitiva que eles fornecem.

Um usuário que faz uma pesquisa e imediatamente obtém um resultado zero aparece, pois é mais do que provável que satisfaça sua intenção de pesquisa (o Google já é responsável por colocar nesses sites os resultados que o farão) e clique nele para Obtenha mais informações.

Páginas nas quais você pode usar rich snippets

Aqui está uma lista dos diferentes tipos de páginas em que você pode usar a marcação de dados para que o Google possa entender melhor seu tipo de conteúdo e o que está nele:

  • Artigos
  • Livros
  • Cursos
  • Bases de dados
  • Eventos
  • Avaliação de empresas contratantes
  • Publicação de emprego
  • Empresas locais
  • Assinaturas e conteúdo pago
  • Podcast
  • Produtos>
  • Receitas
  • Comentários
  • Vídeos

Como implementar rich snippets

Depois de ver exemplos de rich snippets e entender a importância que eles têm no SEO do seu site, você estará se perguntando como eles são implementados, certo? Bem, para implementar esses rich snippets em seu site, você deve seguir as recomendações do Todo-Poderoso e começar a usar microformatos ou microdados do Google.

Existem três tipos de dados estruturados que o Google usa para rich snippets:

  • JSON-LD (recomendado pelo próprio Google)
  • Microdados
  • RDFa

Para saber como implementar corretamente rich snippets no seu conteúdo, você deve se familiarizar com o Schema.org , uma plataforma criada pelo Google, Microsoft e Yahoo com o objetivo de unificar conceitos em torno da marcação de dados. Neste repositório, você encontrará milhares e milhares de exemplos para implementar os dados estruturados do seu conteúdo da web.

Existem duas maneiras de implementar esses fragmentos ricos:

  • Crie o código você mesmo e insira-o no seu site . Você pode se ajudar com a plataforma JSON-LD Generator , onde encontrará muitos exemplos de microdados e pode replicá-los em seu site, simplesmente copiando e personalizando os campos que mais lhe interessam.
  • Use plugins para marcação de dados . Caso você não precise de uma solução personalizada, existem plug-ins como o All In One Schema Rich Snippets (WordPress), que fazem todo o trabalho de criar o código e implementá-lo em seu site para você. Você só precisará preencher os campos que lhe interessam em cada página ou postagem e o próprio plugin os implementará.

Depois de implementá-los, é possível verificar se eles estão funcionando corretamente ou não na Ferramenta de teste de dados estruturados do Google.

E isso é tudo sobre snippets avançados ou snippets avançados do Google, é altamente recomendável que você comece a usá-los agora! Embora seu uso seja cada vez mais difundido nos SERPs, a verdade é que muitos sites ainda não os implementam e é aí que você tem uma grande oportunidade de obter uma vantagem competitiva muito poderosa para se destacar dos outros e chamar sua atenção. usuários

Perguntas frequentes:

O que são os rich snippets?

Rich Snippets ou Enrriched Fragments são trechos do conteúdo do seu site usados para categorizar as informações que oferecemos.

Como colocar rich snippets?

Você pode implementá-lo através de plug-ins no seu CMS (WordPress, Prestashop, etc.) ou manualmente através de scripts JSON-LD.

Tipos de rich snippets

Existem Rich Snippets para destacar eventos, produtos, receitas, artigos, vídeos, entre muitos outros.

Como verificar se Rich Snippets estão bem implementados?

Você pode validar seus Rich Snippets por meio da ferramenta de teste de dados estruturados do Google.

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