Diferenças entre SEO e SEM (e vantagens de cada um)

6 jun

Deseja obter tráfego qualificado para o seu site e tem dúvidas entre investir em SEO ou SEM? Se você está tentando descobrir quais são as diferenças entre SEO e SEM e quais são as vantagens de cada uma, você está com sorte, porque nós as explicaremos! Obviamente, é importante começar primeiro com a definição de cada um. Vamos lá!

O que é SEO?

SEO é o processo de otimizar um site para obter tráfego livre dos mecanismos de pesquisa. Os rastreadores de mecanismo de pesquisa entendem um site otimizado com mais facilidade e isso aumenta as chances de obter uma classificação mais alta nos SERPs.

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O que é o SEM?

O SEM é um processo de marketing com o objetivo de obter mais visibilidade nos mecanismos de busca por meio de tráfego pago (publicidade de busca paga). Com isso, você compra espaço publicitário nos resultados do mecanismo de pesquisa. Portanto, em vez de tentar obter uma classificação mais alta e obter tráfego livre, você paga para aparecer nas primeiras posições das pesquisas.

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Diferenças entre SEO e SEM

Portanto, agora que vimos os dois, entender a diferença entre SEO e SEM é simples. A otimização de mecanismos de pesquisa (Otimização de mecanismos de pesquisa) faz parte do posicionamento na web, assim como o marketing de mecanismos de pesquisa (Marketing de mecanismos de pesquisa).

Ambos os processos visam aumentar a visibilidade nos mecanismos de pesquisa e a diferença mais notável para o usuário é como os resultados são percebidos no Google e em outros, ou seja, se eles são exibidos como orgânicos ou como anúncios.

Vantagens de SEO

Vamos ver então quais são as vantagens que o posicionamento de SEO pode nos oferecer em comparação com o SEM:

  • Branding e reconhecimento da marca

A visibilidade do mecanismo de pesquisa de suas palavras-chave específicas coloca uma empresa na frente de seus clientes em potencial da mesma maneira como se ela fosse anunciada e promove o reconhecimento da marca.

Essa visibilidade dos termos de pesquisa comercial e transacional, bem como as consultas informativas relacionadas ao seu segmento de mercado, podem ter um benefício positivo da marca.

A marca pode ser associada à qualidade e confiar aos clientes em potencial que fazem perguntas durante a pesquisa. Isso pode ser traduzido em uma compra e, por sua vez, transforma a empresa em uma voz autorizada em torno de um determinado tópico.

  • Credibilidade e confiança

Ter uma boa presença nos resultados orgânicos pode influenciar a credibilidade com que uma página da web é percebida pelo público que pesquisa seus produtos ou serviços. Muitos usuários pulam anúncios e confiam mais nos resultados orgânicos. Ser visível dá a uma empresa esse importante selo de aprovação. Além disso, ter boas críticas e reputação na Web nos trará um benefício adicional.

  • Tráfego na Web

O aumento do tráfego da Web nos oferece mais oportunidades de conscientizar nossos negócios e educar um cliente em potencial para convencê-lo do porquê ele precisa comprar de nós.

  • Custo por clique e lucratividade

O tráfego de pesquisa orgânica é totalmente gratuito … bem, mais ou menos. O desenvolvimento dessa visibilidade levará tempo e esforço (dinheiro), mas não há cobrança direta por cada impressão ou clique. Embora o SEO não seja barato nem fácil , geralmente será mais lucrativo do que todas as outras técnicas de marketing para gerar reconhecimento da marca e tráfego relevante para um site.

  • Retorno sobre o investimento (ROI)

O tráfego orgânico pode nos ajudar a receber um ROI muito melhor do que conseguimos com outros meios de publicidade tradicionais, como o PPC.

  • Sustentabilidade

Ao contrário do SEM, o tráfego orgânico não desaparece no momento em que para de pagar. Os esforços para desenvolver esse tipo de tráfego podem apoiar um negócio quando o custo dos custos de aquisição é reduzido.

  • Melhor taxa de cliques

Como já mencionamos, uma porcentagem maior de usuários clica nos resultados orgânicos do que nos que são pagos. Quando você coloca 'propaganda', geralmente não confiamos da mesma maneira.

  • Vantagem estratégica

A visibilidade na pesquisa orgânica não é rápida ou fácil, o que é bom e ruim ao mesmo tempo. Uma vez que conseguimos aparecer nos primeiros resultados orgânicos, nossos concorrentes não podem comprar uma posição melhor. Isso pode nos fornecer uma vantagem estratégica sobre a concorrência, embora isso se baseie em uma estratégia de PPC.

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Vantagens do SEM

E então vamos fazer o mesmo com as vantagens que o posicionamento SEM possui sobre o SEO:

  • Alta visibilidade e velocidade

A pesquisa paga domina o conteúdo da metade superior da página. Embora o desenvolvimento de uma boa visibilidade orgânica possa levar tempo, você pode criar uma campanha de PPC em dias e aumentar em semanas. Não há maneira mais rápida de aparecer acima da concorrência do que com publicidade no Google Adwords ou em qualquer outro mecanismo de pesquisa.

  • Resultados aprimorados nas SERPs

Os anúncios PPC são apenas isso: anúncios. Como tal, temos um controle muito mais preciso e maior espaço para comunicar nossas mensagens publicitárias. Chamadas, locais, links no site, preços e marcadores (textos em destaque) são apenas algumas das opções para criar anúncios que nos ajudarão a dominar a página.

  • Anúncios visuais de produtos

No caso de vendas diretas de produtos, o Google oferece a opção de anúncios visuais de compras (conhecidos como Google Shopping) que podem ajudar o usuário a ver em que clicam. Esses tipos de anúncio podem realmente melhorar a taxa de cliques oferecendo um recurso que não está disponível na pesquisa orgânica.

  • Controle de orçamento

O PPC permite controle rígido de nosso investimento. Podemos determinar o que estamos dispostos a gastar todos os dias e definir limites de gastos fixos por clique.

  • Segmentação e alvo do PPC

Os anúncios podem ser segmentados por palavras-chave de pesquisa, hora do dia, dia da semana, região geográfica, idioma, dispositivo e público-alvo com base nas visitas anteriores detectadas no Analytics. Outra das principais diferenças entre SEO e SEM é que, com o SEO, ou seja, com o tráfego alcançado de maneira orgânica, não podemos limitar o público e outros. É muito mais disperso.

  • Inteligência de mercado

Embora o tráfego orgânico oculte amplamente os dados das palavras-chave em nome da privacidade, não existe essa restrição na pesquisa paga. Com o acompanhamento de conversões e forte integração com o Google Analytics, podemos determinar quais palavras-chave elas convertem e qual porcentagem e custo.

Essa inteligência de mercado pode ser inserida diretamente no marketing de pesquisa orgânica (SEO) e pode ajudar todos os outros anúncios a melhorar os resultados em todas as áreas.

  • Estabilidade

O AdWords não sofre a mesma turbulência que os resultados orgânicos. Existem alterações algorítmicas, mas elas tendem a ter um impacto muito menor e são mais fáceis de lidar. O uso cuidadoso dos tipos de correspondência e a análise dos relatórios de termos de pesquisa permitem eliminar palavras-chave indesejadas e aumentar o ROI ao longo do tempo.

  • Custo por clique

Apesar do que muitos anunciantes acreditam, uma conta PPC bem configurada e gerenciada pode ser uma maneira de baixo custo para gerar leads para uma empresa.

Se formos uma empresa local que se concentra em uma pequena área geográfica e em um pequeno conjunto de palavras-chave, oportunidades de negócios mais que suficientes podem ser geradas sem incorrer em perdas. Além disso, com o tempo, as contas podem ser otimizadas ainda mais para reduzir custos e aumentar o desempenho.

Qual das duas estratégias é melhor?

E chegamos à pergunta de um milhão de cliques. Agora que vimos as diferenças entre SEO e SEM, o que fazemos? Como a música dizia, depende. Dependendo do seu objetivo, se for de curto, médio ou longo prazo, e do orçamento de marketing que você precisa investir.

A recomendação que fazemos aos nossos clientes é sempre a mesma; o ideal é usar os dois sistemas, se pudermos pagar por eles. SEO e SEM têm um desempenho muito bom separadamente, mas se você os combinar, os resultados serão ainda maiores, pois eles se realimentam e se fortalecem.

Se você faz bem as coisas e investe nas duas modalidades de posicionamento na web, terá muito mais possibilidades de ter uma melhor visibilidade nas SERPs e obter uma excelente participação de mercado on-line. Entre em contato e ajudaremos você a alcançar o que propõe!

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