As 7 melhores ferramentas de SEO para impulsionar seu site

29 nov

As melhores ferramentas de SEO

O desenvolvimento da Internet tornou possível que muitas empresas fossem capacitadas por sua presença na Web. Uma das maneiras de ser visto pelos clientes em potencial é obter as primeiras posições nos mecanismos de busca. Daí a importância de conhecer as melhores ferramentas de SEO para aprimorar seu site.

Lojas de afiliação, empresas de serviços, consultores particulares e até conselheiros afetuosos desejam otimizar o SEO do seu site. Além do conhecimento técnico necessário para implementar boas práticas de SEO, existem utilitários que podem ajudá-lo. Continue lendo até o final para poder ver em detalhes as 7 melhores ferramentas de SEO para impulsionar seu site.

O que é SEO e como isso beneficia meu site?

Antes de ensinar as ferramentas com as quais você pode melhorar o SEO do seu site, é necessário falar sobre esse termo. Ao nos referirmos ao SEO, mencionamos o acrônimo em inglês de "Search Engine Optimization". Isso se traduz como otimização de mecanismo de pesquisa.

E é disso que se trata: um site é ideal e atraente para os mecanismos de pesquisa em determinadas pesquisas. As palavras-chave desempenham um papel importante nas métricas de SEO e posicionamento na web.

Além disso, outras variáveis, como velocidade de carregamento e links da web de entrada e saída, fazem a diferença. Nesse sentido, existem diferentes ferramentas que ajudam a impulsionar seu site .

1. Ferramenta de Palavras-Chave

Ferramenta de palavras-chave

Encontrar variantes de palavras-chave para os nichos que abordamos é muito útil para vencer a concorrência. Você pode fazer maravilhas em torno do SEO se descobrirmos outras opções de pesquisa semântica para um determinado tópico. Para conseguir isso, a Ferramenta de palavras-chave é uma das alternativas mais eficazes.

Como a Ferramenta de palavras-chave funciona? Você só precisa entrar no site oficial e escolher a fonte das variantes semânticas para uma palavra-chave. Essa ferramenta permite escolher entre as seguintes fontes:

  • Google
  • Youtube
  • Bing
  • Amazônia
  • eBay
  • App Store
  • Instagram

Você deve colocar uma palavra-chave principal para a qual deseja gerar mais palavras-chave. Instantaneamente, uma lista de palavras-chave alternativas é gerada, na ordem da maior para a menor quantidade de pesquisas. Com essas novas palavras-chave, você pode enriquecer seus textos e rótulos para obter um melhor posicionamento do seu site.

2. Serpstat

Serpstat

Se você está procurando uma ferramenta completa, com todas as funções de SEO em um só lugar , o Serpstat é a solução. Esse ótimo utilitário é um pacote de SEO com uma variedade de aplicativos para aprimorar seu site. Vejamos algumas das funções mais interessantes:

– Análise de sites

Com essa função, você pode obter um estudo completo do seu site com base em diferentes variáveis que afetam o SEO. Primeiro, são exibidas as palavras-chave pelas quais seu site se posicionou entre as 100 melhores do Google.

Você também pode ver o volume de pesquisa e o custo por clique nas campanhas de anúncios. Você também pode ver a distribuição do sucesso das diferentes páginas que seu site possui.

Esse diagnóstico também mostra os concorrentes que estão no top 100 pelas mesmas palavras-chave em que você está posicionado.

– Análise de palavras-chave

Neste utilitário, você pode ver as variantes de palavras-chave para diferentes termos inseridos. Também a dificuldade de posicionar sua pesquisa e pesquisas relacionadas.

Você encontrará uma lista de sites com o melhor posicionamento orgânico para esta pesquisa. Essas informações são refletidas na forma de lista e no modo gráfico para melhor análise e entendimento.

Gráfico dos Concorrentes

– Análise de Backlinks

Nesta seção, você pode encontrar os links que você e sua concorrência estão gerenciando. Essa função é muito apropriada para observar os links que a concorrência solidificou. Dessa forma, você saberá que tipo de links você deve procurar para melhorar o SEO do seu site.

Também mostra uma lista de links perdidos e a data de seu desaparecimento.

– Marketing de Conteúdo

Se você quiser ver as perguntas mais pesquisadas pelos usuários nos mecanismos de pesquisa, poderá fazê-lo nesta seção. Basta digitar a palavra-chave que você deseja estudar, escolher o país e, em alguns segundos, poderá observar o relatório que contém a palavra-chave analisada.

3. Responda ao público

Responda ao público

Se continuarmos falando sobre as perguntas que as pessoas fazem nos mecanismos de pesquisa, gostaria de destacar a ferramenta Responder ao público .

A adição de uma palavra à barra de pesquisa mostrará vários resultados na forma de:

  • Perguntas
  • Proposições
  • Comparações

Os relatórios podem ser visualizados em gráficos redondos, bem como em listagens. E, é claro, você pode aproveitar a opção de salvar o arquivo inteiro em CSV e trabalhar com os dados em uma tabela de cálculo.

Essa ferramenta é essencial se você tiver a tarefa de criar artigos para o blog e estiver procurando uma ideia para o seu conteúdo. Responder às perguntas e responder aos usuários da Internet é a melhor coisa que você pode fazer pelos seus clientes em potencial e pelos leitores do seu blog. E com esta ferramenta você saberá quais perguntas são feitas!

4. Kwfinder

KwFinder

Se você deseja obter palavras-chave, o Kwfinder é outra ferramenta que pode ser muito útil. Ele incorpora uma função extraordinária, como a possibilidade de visualizar o volume exato de pesquisas. Embora muitas outras ferramentas o mostrem, esta parece ser, de acordo com várias análises, a mais bem-sucedida.

Essa ferramenta é multilíngue, o que facilita muito o trabalho de SEO, dependendo da sua região ou idioma nativo.

5. Ahrefs

Caso você esteja procurando uma ferramenta especializada em backlinks, o Ahrefs é uma ótima alternativa. Esta ferramenta estuda detalhadamente os links que uma ou várias páginas da web podem estar recebendo. Também é responsável por comparar vários sites e determinar a melhor estratégia para criar links para o seu projeto.

O que mais atrai são suas estatísticas precisas. Eles incluem:

  • Links atuais.
  • Perda de links.
  • Links dofollow e nofollow.
  • Distribuição percentual por domínios geolocalizados.
  • Palavras âncora.

Outra das funções que o Ahrefs incorpora de maneira impressionante e útil são as aletas do link. Você será notificado quando um de seus sites ou os da concorrência receberem um novo link efetivo.

6. Web semelhante

Web semelhante

Se você precisar medir o tráfego de uma página da web, o Similar Web é uma ferramenta perfeita para isso.

Ao inserir o domínio na sua barra de pesquisa, ele oferece as seguintes informações:

  • O número total de visitas de acordo com o mês anterior.
  • Evolução do tráfego nos últimos 6 meses.
  • Tráfego por países, para ver de quais países as pessoas estão nos lendo.
  • De onde vem o tráfego (resultados orgânicos ou pagos, redes sociais, vídeos no YouTube etc.).

Eu gosto de usar a extensão desta ferramenta, que eu acho muito confortável ao fazer uma análise rápida e eficiente de uma página da web ou de um blog.

7. Google Search Console

Google Search Console

O Google Search Console é a ferramenta gratuita mais completa em termos de análise das métricas de um site. Você pode acessá-lo por meio da sua conta do Google e adicionar os sites que deseja monitorar.

Para que o Google reconheça o site como sua propriedade, você sempre será solicitado a inserir um código no cabeçalho da sua página.

Essa ferramenta manterá você atualizado e ciente das seguintes informações:

  • Notícias importantes: Eventualmente, você pode receber notícias relacionadas a uma penalidade do Google ou a um problema técnico. Isso será feito através do seu e-mail do Google e você será informado da origem dos problemas. Você também verá opções para resolvê-los.
  • Gerenciamento de mapa do site: o Google Search Console é responsável por facilitar o rastreamento do seu site através dos mapas do site. Para fazer isso, você deve inserir o mapa do site e o Google levar em consideração a indexação das diferentes páginas do seu site.
  • Erros de rastreamento: oferece um relatório completo de possíveis erros ou erros de rastreamento presentes no seu site.
  • Análise de pesquisa: é muito útil saber por que as pessoas estão encontrando nosso site no Google. Essa função permite isso e também informa a porcentagem de CTR que você obteve para essas pesquisas individualmente.

Conclusão

Até agora, nosso guia sobre as 7 melhores ferramentas de SEO para impulsionar seu site . É aconselhável usar o que melhor se adapte às suas necessidades ou combinar o potencial de vários deles para obter resultados excepcionais. Experimente e conte- nos a sua experiência, se você gostou do post, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Lucy Shafire

Lucy Shafire

Apaixonado por SEO e Marketing de Conteúdo. Trabalho como Gerente de Marca e Comunidade na Serpstat para a região espanhola.

A entrada As 7 melhores ferramentas de SEO para impulsionar seu site foram publicadas pela primeira vez na CLD Midia Digital Agency .

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