Aprenda a detectar conteúdo duplicado: ferramentas e chaves

13 abr

Você se lembra do que aconteceu quando você foi à escola e a professora o pegou copiando? Bem, agora que o professor se chama Google e avisamos, ele não tem cabelos estúpidos. É por isso que detectar conteúdo duplicado se torna uma questão de grande importância, para garantir que as informações que fornecemos em nosso site sejam originais e, assim, impedir que todo-poderoso nos penalize.

Mas o que pode acontecer conosco se tivermos conteúdo duplicado? Como podemos detectá-lo?

Como Jack, o Estripador, disse: vamos em partes. No nosso blog SEO, você encontrará todas as informações que precisa!

como detectar conteúdo duplicado

Consequências do conteúdo duplicado

A primeira coisa que devemos ter em mente é que as consequências do conteúdo duplicado para SEO podem ser mais importantes do que parecem e, como você provavelmente já leu, quando a proporção é muito grande, essa ação penaliza .

Se você tiver alguns URLs com conteúdo duplicado, o Google não ficará bravo, mas se a grande maioria do conteúdo do seu site for copiada de outros sites da Internet ou você tiver gravado as mesmas informações em URLs diferentes, poderá fazê-lo.

O objetivo do Google é oferecer ao usuário informações únicas e úteis, e é por isso que a criação de conteúdo de qualidade é tão importante hoje.

Se você ajudar o Google a atingir seu objetivo, ele cuidará bem de você, mas se o robô acessar o seu site e encontrar um excesso de conteúdo duplicado, poderá penalizá-lo e expulsá-lo dos SERPs.

Mas a possibilidade de ser penalizado não é o único risco que você corre ao publicar conteúdo duplicado. Além disso:

  • Posicionamento difícil e visibilidade on-line do seu site , se você não oferecer conteúdo relevante e de qualidade, nem os usuários nem os bots o levarão a sério.
  • Você dá uma imagem muito ruim da sua marca ou serviço . Os textos do nosso site são a maneira que usamos para nos comunicar com os usuários, e fazê-lo bem é essencial.
  • Você está trabalhando para nada. Após as muitas mudanças no algoritmo do Google, a contribuição do conteúdo thin é completamente nula; portanto, se essa é sua estratégia, você está indo na direção errada.

Saber detectar conteúdo duplicado é muito importante para evitá-lo internamente, com as informações que fornecemos na web e externamente com o restante das páginas da Internet.

Como observado, observe que, se você tiver as mesmas informações em URLs diferentes, mas elas estiverem no Noindex , nada acontecerá. Como o robô do mecanismo de pesquisa não percorre essas páginas com textos repetidos, não há problemas ou riscos.

Por exemplo, vamos entrar no caso de você ter um site de vendas de roupas. Quando se trata de rotular seus produtos, você certamente recorrerá a conceitos como “camisa listrada” ou “calça de namorado” e, se você tiver várias roupas do estilo, elas serão categorizadas da mesma maneira.

Geralmente, quando os usuários pesquisam peças de vestuário específicas, elas o fazem em um site porque sabem que nessa loja online poderão encontrá-lo, mas não acessam o Google e procuram, por exemplo, “camisa listrada”. Portanto, você pode ter as mesmas informações em diferentes descrições de produtos similares, colocá-las no Noindex e é isso.

As melhores ferramentas para detectar conteúdo duplicado

Não é o mesmo querer detectar informações duplicadas em suas páginas diferentes do que descobrir se um texto é copiado diretamente da Internet; portanto, recomendamos ferramentas diferentes para os dois casos:

Detectar conteúdo duplicado no seu site

  • Ahrefs: graças a essa ferramenta, além de detectar conteúdo duplicado, você poderá descobrir quem são seus concorrentes ou qual é a posição média das palavras-chave que mais lhe interessam. Para descobrir se você possui conteúdo duplicado e quais são esses URLs, acesse ahrefs e selecione a opção 'Auditoria do site'. Você verá os diferentes projetos que criou anteriormente, escolherá o que lhe interessa e, se ainda não o fez, basta clicar em 'Novo projeto' e criar o seu próprio.

Quando estiver dentro do projeto desejado, clique onde ele coloca 'Todos os rastreamentos' nos mais atuais e, se você baixar uma imagem como esta, aparecerá:

detectar conteúdo duplicado com ahrefs

Fizemos esse processo para o Unareceta.com, um de nossos projetos, e o programa detecta três conteúdos como 'duplicatas incorretas'. Clique aqui e você pode ver os URLs em questão. No nosso caso, tínhamos três páginas (uma delas no Noindex, para que nada aconteça). Nós já resolvemos isso 😉

  • Ferramentas para webmasters / Search Console: é uma ferramenta interna do Google e indica quais títulos e meta descrições são duplicados. Mas não é apenas para isso, você também pode ver, por exemplo, quais problemas de segurança seu site tem. Para ver o conteúdo duplicado no Search Console, você deve selecionar o projeto em que está interessado e, na barra lateral esquerda, clicar em 'Aparência no mecanismo de pesquisa'> 'Aprimoramentos em HTML'.
  • Sapo gritante: depois de baixar e executar a ferramenta, você pode detectar diferentes tipos de problemas no site, desde conteúdo duplicado a links quebrados. A versão existe de graça, embora com ela você possa acompanhar apenas um máximo de 500 páginas. Dito isto, o processo é: faça o projeto, exporte os dados no Excel e aguarde, levará um tempo. Assim que você tiver gerado o Excel, faça o download, pois é necessário fazê-lo com o Excel da área de trabalho, não com o Drive.

Usaremos as ferramentas que o Excel nos oferece, esse truque feito no BigSEO não tem preço. Selecione 'Formatação condicional'> 'Realçar regras da célula'> 'Valores duplicados'.

Os duplicados serão marcados em vermelho. Para poder vê-lo com mais facilidade, aplique filtros com preenchimento e classifique em ordem alfabética. Pronto!

  • Site: ferramenta interna do Google: basta colocar na barra de endereços 'site:' seguida do seu domínio para que o Google mostre tudo o que foi indexado. Você pode ver se possui conteúdo duplicado ou não. No entanto, se você tem um site muito grande com muito conteúdo, essa ferramenta é a última e última opção que recomendamos.

Para ver o conteúdo duplicado do Unareceta.com, realizamos todos os quatro processos e em todos eles obtivemos o mesmo resultado, conclusão? Escolha o que você escolher, todas as estradas levam a Roma! Apenas alguns, porque são mais rápidos que outros.

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Detectar se um conteúdo é duplicado de outro site

Se editores diferentes funcionarem no seu site, é uma boa ideia garantir que eles estejam gerando textos 100% originais. E para fazer isso, algumas boas opções são:

  • Copyscape : é a ferramenta mais conhecida e é muito fácil de usar. Tudo o que você precisa fazer é entrar na Web e copiar o URL do conteúdo que está interessado em verificar ou um fragmento do mecanismo de pesquisa, e ele informa qual a porcentagem de correspondências que ele tem em relação a qualquer texto publicado online. A principal desvantagem é que você precisa acessar URL por URL, ou seja, não pode ver todo o conteúdo do seu site, uma vergonha.
  • Plágio: é outra das ferramentas que costumamos usar e funciona de maneira muito semelhante ao Copyscape, apenas em vez de copiar a página que você deseja ver se tiver conteúdo duplicado, é necessário colocar o texto diretamente no mecanismo de busca. Se você não pagar, o máximo é de 5.000 caracteres.
  • Ajuda da pesquisa do Google: esse truque também pode ajudá-lo, mas funciona apenas em casos muito específicos nos quais você deseja verificar se um texto específico e não muito extenso aparece em outro site. Tudo o que você precisa fazer é colocá-lo entre aspas («) e pesquisar no Google, ele mostrará apenas os resultados idênticos.

Dicas para evitar conteúdo duplicado

Ok, já vimos se temos conteúdo duplicado. E agora que? Como mencionamos anteriormente, o Google gosta de bom, bonito e original. Portanto, se você deseja mantê-lo feliz, o que você precisa fazer é criar conteúdo original . Algumas de nossas recomendações são:

  • Crie conteúdo original e contraste informações em sites diferentes . Dessa forma, você terá idéias diferentes sobre o mesmo conceito e poderá criar um novo com suas próprias palavras. É importante que, antes de fazê-lo, você entenda do que está falando e saiba que o que diz é real. Se você não fizer isso e copiar o conteúdo, poderá cometer os mesmos erros que os demais.
  • Não parafraseie . Pode ser que você tenha gostado muito, tudo bem, isso já aconteceu com todos nós. Mas essa ideia é sua? Não? Bem, não use. Você precisa criar textos originais e únicos, com suas próprias palavras e muffins, para torná-lo pessoal.
  • Se você trabalha com uma equipe de redatores, certifique-se de contratar profissionais reais, que tomam tempo e inconveniência para fazer um bom trabalho. Caso contrário, as repercussões do seu não profissionalismo afetarão você diretamente.
  • No caso de contratação com editores externos, o mesmo, verifique se eles são confiáveis. Mesmo se você quiser, pode passar os textos pelo Copyscape; se você não pular, não há problema.

E agora que você sabe como detectar conteúdo duplicado e por que é importante criar textos originais e de qualidade, não o entregue. Mesmo se você tiver que gastar tempo, lembre-se, quem quer algo lhe custa!

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