12 benefícios de ter um blog corporativo

4 dez

Benefícios de ter um blog corporativo

Você ainda não tem um blog corporativo? Então você chegou ao lugar certo. Fique até o fim, pois assim você descobrirá todas as chaves para aumentar suas vendas!

O blog é uma ótima ferramenta na estratégia de marketing da sua empresa. Portanto, leia com atenção e tome nota, pois tenho certeza de que, depois de ler esses 12 benefícios, você precisará de um amanhã. Você está pronto para começar o seu negócio?

Vantagens de ter um blog da empresa

1. Crie confiança e credibilidade para sua marca

Os blogs de marca são a ferramenta perfeita para divulgar nossa empresa aos usuários.Um bom blog precisa ser aberto, mas deve trazer alguma utilidade para seus leitores.

Esqueça sempre de escrever sobre seu produto ou serviço tentando vender a todo custo. Um blog não é sobre isso. Pelo menos, não 100%. O importante é criar credibilidade e confiança por meio de conteúdo de qualidade .

As pessoas precisam encontrar em você as respostas para as perguntas feitas antes, durante e após a compra. Somente então você fará com que os leitores vejam em você uma empresa credível, na qual eles possam confiar para comprar um produto ou serviço. E tudo, sem ter que anunciar diretamente.

2. Faz de você uma referência no setor

Outro dos grandes benefícios da criação de um blog corporativo é que seus clientes o verão como um especialista no setor. Isso é alcançado graças ao fato de que em seu blog você discutirá um tema específico para um nicho muito específico. Obviamente, os tópicos sobre os quais você irá falar são aqueles que dizem respeito ao seu setor; portanto, a criação de conteúdo de qualidade sobre esse assunto será uma referência para o seu destino.

Para isso, seus artigos precisam ajudar as pessoas, oferecer-lhes algo e dar-lhes soluções . Voltamos ao ponto anterior.

Você vende presuntos? Então você deve provar aos seus clientes em potencial que você é quem mais conhece os presuntos. Crie artigos interessantes e informativos, com vozes de autoridade que dêem credibilidade às suas afirmações e gerem essa confiança em sua marca da qual falei antes.

3. Ajuda você a conhecer seu público

O blog é uma ótima ferramenta para atender o público que segue e lê você. Para fazer isso, você deve estar atento às métricas de cada texto . Qual deles é compartilhado mais vezes? Qual tópico tem mais comentários? ou de qual eu mais gosto ? Todos esses dados são muito valiosos para saber como são seus potenciais compradores.

Além disso, graças ao Google Analytics, você terá à sua disposição uma quantidade incrível de dados sobre seu público, que o ajudarão a conhecê-lo mais e oferecer o que eles precisam. O que você acha? Fácil né?

4. Beneficia a comunicação cliente-empresa

Às vezes, a comunicação com a empresa pode parecer sombria e difícil do ponto de vista dos compradores, mas um blog é como uma janela aberta . Ou melhor ainda. É como uma porta aberta que convida as pessoas a entrar e olhar e decidir se gostam do que vêem ou não.

Um blog humaniza a empresa, coloca-a no mesmo nível do comprador e ajuda a gerar essa empatia do público em relação à sua marca. Toda empresa quer ser amada! Você também quer que seu público-alvo sinta simpatia por você, certo? Bem, criar um blog corporativo é um ótimo passo!

5. Atraia tráfego qualificado para o seu site

Imagine que você escreveu um post sobre qual é o melhor presunto. Você o publica em suas redes sociais e as pessoas começam a entrar no seu site para ler o artigo. Existe um público melhor do que isso? Você não os força a nada. Você está apenas oferecendo informações interessantes e elas entram no seu site e leem o seu artigo. Sem dúvida, são pessoas que gostam de presuntos e também querem saber qual é o melhor. As chances de que eles acabem comprando em sua loja on-line aumentam.

Muitas vezes, existem gerentes que desejam ter muitas visitas em seu site corporativo e, para isso, escrevem artigos muito genéricos que interessam a muitas pessoas. Mas, honestamente … se não houver tráfego qualificado que possa ser convertido, quanto vale? Você gastaria tempo, esforço e recursos para atrair um público que não é seu alvo. Esqueça! Cada minuto e cada centavo contam. Use-os apenas para atrair seu comprador e melhorar a conversão.

6. Melhore o posicionamento de SEO do seu site

Como eu gosto dessa vantagem dos blogs corporativos. E é que seus efeitos positivos são percebidos diretamente no posicionamento da web nos mecanismos de busca. O Google gosta de blogs. Porque Por darem frescura, atualizam a página e estão dizendo a seus robôs que esta web "está viva", tem movimento e mais e mais pessoas entram e navegam por suas páginas e compartilham seu conteúdo. Tudo isso melhora o posicionamento de SEO do seu site sem nenhuma dúvida.

Mas cuidado! Os artigos que você publica precisam ser otimizados com palavras-chave. Colocar essas palavras-chave no título, legendas e texto para o Google identificar facilmente o que o artigo está falando. Você precisa facilitar as coisas para o mecanismo de pesquisa, para que a indexação esteja correta e nos posicione para as pesquisas que realmente nos interessam. As imagens também precisam ser otimizadas para SEO e, é claro, você deve trabalhar adequadamente com a interligação, vinculando as páginas de forma consistente e correta.

Não é um trabalho rápido. Também não é uma tarefa fácil, mas escrever um blog da empresa com uma estratégia de marketing de conteúdo apropriada faz com que você suba de posição nas SERPs sem nenhuma dúvida.

O conteúdo ajuda no posicionamento

7. Melhora a interligação da web

De fato, vincular as páginas do seu blog tem grandes benefícios e, com um blog, você pode fazer isso facilmente. Talvez no começo lhe custe mais para fazer esse link building interno, mas com o tempo você verá que haverá muitas páginas que podem ser interconectadas.

Não se trata apenas de vincular as páginas do blog, mas também de desviar os leitores para onde você quiser.

Voltando ao mesmo exemplo de presuntos. Você está escrevendo um post sobre qual é o melhor presunto? Por que não colocar vários exemplos com um link que vá diretamente para a página do seu produto. Você vê como é fácil! Alguém viu a manchete em uma rede social, entrou para ler sua postagem e não apenas encontra informações de interesse, mas também pode comprá-las, se desejar. E onde você o comprará? No seu site!

8. Mantém as redes sociais atualizadas

A estratégia de conteúdo nas redes sociais e no blog deve andar de mãos dadas. As redes sociais são um ótimo palestrante para a empresa , pois ensinam ao público sua filosofia, identidade de marca e geram engajamento com elas.

Eles também são uma ótima ferramenta para atrair público ao seu site , então use-os para divulgar os novos artigos que você publica no blog. Certamente, seu público-alvo valorizará muito positivamente que você forneça conteúdo valioso e exclusivo sobre o setor em que está interessado.

9. Ajuda a obter leads qualificados

Liderar a aquisição em uma das prioridades em qualquer estratégia de marketing digital. É importante aumentar o banco de dados para obter perspectivas que se tornarão um futuro. Saber como orientar esse público-alvo para a venda é uma tarefa que requer um bom plano, mas com um blog, temos parte da batalha vencida . Porque Agora eu explico para você.

Imagine que um leitor entre no seu blog para ler o post sobre qual é o melhor presunto. Ele lê e deixamos um e-book para download, com um título sugestivo que o convida a baixar: «Guia completo dos segredos e técnicas de corte do presunto ibérico!» Para fazer o download, a pessoa deve nos deixar seu e-mail. Perfeito, certo? Temos uma liderança qualificada , muito interessada no assunto e que também quer continuar pesquisando. Nós até sabemos qual ebook foi baixado e qual post você leu. As possibilidades de lá são infinitas!

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10. Ajuda a promover seus próprios produtos

Quem melhor que você no seu blog para promover seus produtos? Sim Sim Sim. Eu sei. No primeiro ponto, eu disse que o blog não era para promover um produto diretamente. É verdade, mas você pode fazê-lo se achar que este produto trará algo benéfico para seus leitores.

Afinal, se eu sigo o blog de uma empresa ou suas redes sociais, é porque seus produtos ou serviços me interessam. Então, eu também quero estar ciente das notícias, certo? Se eu sou um amante de presunto, quero ser atualizado. Mas lembre-se! Faça um artigo que agregue valor ao leitor . Não faça o texto típico de publicidade focado apenas na sua empresa ou produto. Coloque-se no lugar do seu alvo e dê a eles o que eles querem.

11. Melhorar a eficácia do plano de ação

O Call to Action (CTA) ou call to action que você integra em um blog terá uma melhor recepção dos usuários, portanto é muito mais fácil guiá-los para onde quisermos. Assine a newsletter, faça o download deste e-book, compre este produto … Eles são alguns dos CTAs mais usados que funcionam melhor.

Sua eficácia se deve ao fato de não serem apelos intrusivos à ação. Ou seja, a pessoa está no seu blog porque queria. Além disso, ele está lendo um texto de qualidade; portanto, o que você pode sugerir será bem recebido porque você criou esse ambiente positivo e credível.

12. Aumentar as vendas

Nesse ponto, você deve deixar claro que ter um blog corporativo é uma maneira muito natural de aumentar suas vendas de comércio eletrônico . Pense nisso, se você criar um bom blog, com uma ótima estratégia de conteúdo de SEO que faz você escalar posições no Google. Se você oferece aos usuários o que eles desejam, você obtém leads qualificados e instrui seus leitores a fazerem algo e eles fazem! Como as vendas da sua empresa não aumentam?

Mas tenha cuidado! Ter um blog não significa que funciona . Você precisa fazer uma boa estratégia digital e saber como criar o conteúdo certo para cada momento do funil. O blog da empresa precisa de tempo e dedicação para criar textos incríveis que convertem e aumentam sua rotatividade. Se você não tem certeza de que pode fazê-lo, é melhor confiar em um profissional que aprimore seus pontos fortes, analise a concorrência, defina metas e crie um impressionante conteúdo de SEO. Como nós! 😉

Os 12 benefícios de ter um blog corporativo foram publicados pela primeira vez na Agência CLD Midia Digital .

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